Metodologia



A metodologia proposta para as oficinas do projeto educação patrimonial pressupõe as seguintes etapas: 
  • Sensibilização e o debate conceitual; 
  • Busca de informações, organização e registro e interpretação/Exploração destas informações; 
  • Materialização/Produção do conhecimento. 

Em relação à identificação/apropriação do Patrimônio Material, elemento fundamental para a constituição de identidades, a atividade se dará da seguinte forma: 

  • Debate conceitual sobre o significado do Patrimônio Histórico/Cultural; 
  • Identificação e seleção, pelos participantes, dos locais considerados patrimônios potenciais; 
  • Visita guiada pelos locais identificados como patrimônio cultural, quando são tiradas fotos dos mesmos; 
  • Identificação das fotos, quando será estabelecido um título para as mesmas e descrição; 
  • Debate e exposição das impressões e opiniões sobre o lugar fotografado, de modo a provocar nos participantes, a troca de ideias e opiniões a respeito das situações, as pessoas e atividades observadas, levando-os a refletir que isto também é patrimônio. Patrimônio Vivo e faz parte da vida da comunidade. 
  • Comparação das fotos inéditas com fotos antigas dos lugares visitados, identificando as mudanças observadas. 
  • Exposição e palestra aberta ao público para a apresentação dos resultados do projeto.

Estas etapas não são necessariamente subsequentes, podendo ocorrer de modo simultâneo, dependendo da temática abordada.




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